LOPEZ OBRADOR: O PRIMEIRO PRESIDENTE DE ESQUERDA NO MÉXICO

11 Comentarios
FOTO/ REPRODUÇÃO GOOGLE
Durante décadas, o Partido Revolucionário Institucional (PRI), de direita, vem governando o México. Foi em 1° de julho de 2018 que Andrés Manuel López Obrador, mais conhecido pelas suas iniciais do nome AMLO, derrubou a hegemonia do PRI no país. AMLO derrubou também o partido de origem católica PAN (Partido de Ação Nacional), o qual dividia espaço político com o PRI. AMLO vem de uma esquerda enraizada na América Latina, com um nacionalismo ferrenho.

Andrés Manuel Lopez Obrador, do MOvimento de REgeneração NAcional (MORENA), terá um governo difícil pela frente, ainda mais em épocas de Trump. AMLO promete, em seus discursos, fortalecer a economia nacional do México, dando valor ao mercado interno. Prometendo um estado mais presente para os movimentos sociais, beneficiando os mais pobres, combate a corrupção e aos empresários que financiam políticos corruptos, colocando o estado à disposição para o apoio às políticas públicas.

O novo presidente do México obteve 53% dos votos contra Ricardo Anaya (PAN), mostrando que obteve amplo apoio popular. Com uma política de esquerda nacionalista, AMLO obteve pouco apoio de empresários, no entanto, ele possui uma lista de nomeações, com nomes bem vistos para o mercado, é o caso do seu suposto ministro da fazenda, Carlos Urzúa, que tem um discurso de favorecimento à austeridade fiscal. É aguardar pra ver, esperamos que não seja um austericidio neoliberal.

Com a vitória de Lopez Obrador, esperamos ver um México com desafios políticos, de guerra contra o narcotráfico, luta contra a corrupção e o sistema econômico neoliberal. Esperaremos ter um México com mais atenção ao ruralismo do sul do país e uma separação com os Estados Unidos. Enfim, AMLO terá que lutar contra forças históricas, que ajudaram a moldar o México e a América Latina de hoje.

Obrador vem fazendo um discurso popular, chamado pela elite e pelos simpatizantes dos EUA como um político populista, isso faz com que Obrador tenha algo em comum com o ex-presidente Lula, ambos são populares e chamados de populistas pelo discurso político Norte-Americano ou adeptos desse tipo de discurso, todavia, aquele velho ethos nacional dos EUA (Sonho Americano) já é um populismo enraizado na constituição dos EUA. É um populismo global contra o popular AMLO, utilizando seu ethos “O México, também, pode sonhar”.




#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu apaguei porque não percebi os erros de digitação que passaram.... Mas o comentário foi exatamente igual o que está logo abaixo.

      Excluir
  2. Só fico na torcida para que ele não crie confusão com os EUA e vice versa por causa desse muro que Trump quer construir na divisa entre esses países. A coisa tá tensa...

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  3. Tomara que não crie confusão com os Estados Unidos por causa do muro que talvez será construído? 🤦

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Que esse novo governo tenha sabedoria rs' que ajude seu povo a crescer e não a causar intrigas!

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante abordar este assunto por aqui !
    O que desejo é que o presidente governe com responsabilidade e sabedoria, pois a situação não está a mil maravilhas, digamos .

    ResponderExcluir
  6. Fico na expectativa que esse novo presidente trabalhe na direção do que for de melhor para o México. Terá que ter muita força e sabedoria para tomar as melhores decisões sem gerar tantos conflitos.

    ResponderExcluir
  7. Mais um capitulo adicionado em um livro de história...

    ResponderExcluir
  8. Espero que ele seja bem sucedido em seu governo, pois por sermos vizinhos, qualquer coisa que aconteça por lá acaba de alguma forma nos atingindo, não é?

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Eu realmente torço muito para que o novo presidente olhe para as pessoas que sofrem no meio da guerra de gangues que existe por lá, mas como gato escaldado, eu sempre olho com muita desconfiança para qualquer pessoa que se candidate a herói, que foi a forma que vi a campanha do Obrador

    ResponderExcluir
  10. Oiii!
    Agora, vamos ficar na torcida para que esse novo presidente aplique uma uma boa politica que beneficie a todos.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial