REPRESENTATIVIDADE: OS SEIS LIVROS QUE PRECISO TER EM MINHA BIBLIOTECA PESSOAL

FOTO/ REPRODUÇÃO GOOGLE

Parece uma história, mas era apenas eu mesma, levantando da frente daquele computador, umas nove da noite, talvez, e seguindo rumo ao escritório onde fica minha futura biblioteca. Observo os livros e seu alinhamento, se todos estão perfeitamente no lugar, às edições especiais e as comuns. Posso até relembrar suas histórias, pego uma folha qualquer e começo a rascunhar, percebo que ainda faltam alguns volumes, volumes esses que eu bem queria ler. Decido retornar a frente do computador, voltar a escrever o artigo, talvez com um pouco mais de entusiasmo, mas começo a abrir minha estante virtual – quero deixar aqui meu agradecimento pelo criador do Skoob, você salvou minha vida de leitora. Começo a fuçar na minha estante, mais especificamente na aba de “lidos”, observo mais um pouco e enfim lembro-me daqueles livros que ainda possuo vontade de ler, mas que não estão ali. Representatividade.

Falar de representatividade sempre gerou polêmica, e não seria hoje em pleno ano de 2018, mais especificamente século XXI, que a história mudaria. Ao contrário, é preciso ainda sim falar mais e mais sobre a representatividade na literatura. Tudo bem que os autores estão dando maior espaço para lésbicas, bissexuais, transgêneros, gays, travestis, transexuais, negros, índios, gordos, magros, com doenças crônicas, nerds, etc. Mas, e se pensarmos nisso livremente, quantos livros, ou histórias poderia nos dizer que leu possuindo características assim? Não se “envergonhe”, eu também possuo minhas preferências, mesmo que seja mais eclética, mas ainda sim, as possuo. A questão é que ainda temos um caminho a seguir.

No entanto, se temos um caminho a seguir poderemos começar agora. Algumas editoras têm mantido o hábito de dar mais espaço para determinados “clubes” de autores, podemos citar o exemplo da editora Darkside Books. A mesma não apenas lida com o gênero de terror e horror, como também traz uma categoria bem interessante intitulada Darklove. Os autores, ou melhor, as autoras da Darklove são compostas por mulheres que produzem histórias dos mais variados tipos, é claro mantendo o padrão de terror e horror a qual a editora Darkside trabalha. Podemos citar mais uma editora que traz o melhor da literatura juvenil brasileira, a Duplo Sentido, que acabou por publicar muitas autoras estreantes na plataforma Wattpad, autoras essas que “trabalhavam” com um mundo mais diversificado.

Mas, elas fazem parte apenas de exemplos a citar, afinal a lista de editoras que evidenciam alguns trabalhos “diferenciados” seria grande. Não só editoras como também autores que passaram a trabalhar com representatividade na literatura, trazendo o melhor de “dois mundos”. E quais livros poderíamos citar que possuem essas características? Variados! Podem não ter tantos destaques como distopias ou até mesmo Harry Potter, da autora JKRowling, mas vale a pena não só lê-los como também cita-los. Que é o que estou fazendo a partir de agora, citando os livros que quero em minha estante para já.

ENTRE TRÊS MUNDOS - LAVINIA ROCHA

Sinopse: Há algumas décadas, o Brasil vivia intensos conflitos entre pessoas normais e pessoas com dons extraordinários. Visando a paz no país, as autoridades o dividiram em dois territórios – o do Norte e o do Sul – e assinaram um contrato proibindo a migração de uma região para a outra. Alisa é de uma família do Norte, mas foi identificada como pertencente ao Sul e precisa esconder a verdade de ambos os mundos. Além de quebrar o contrato toda semana para visitar seus pais, Alisa enfrenta problemas comuns da adolescência- acha seu próprio nome bizarro, gosta do cara errado e é a única pessoa que não percebe o quanto seu melhor amigo é apaixonado por ela. A vida de Lisa (como prefere ser chamada) se transforma completamente com um grande acontecimento no colégio e, agora, ela se vê diante de um desafio envolvido pela descoberta do amor e da sua verdadeira identidade.ela se vê diante de um desafio envolvido pela descoberta do amor e da sua verdadeira identidade.
Editora: Dplacido Editora
Páginas: 218

NÃO CONTE NOSSO SEGREDO - JULIE ANNE PETERS

Sinopse:Vale a pena se apaixonar quando você não poderá contar a ninguém? Com o  namorado dos sonhos, o cargo de Presidente do Conselho Estudantil e a chance de ir para uma Universidade de Ivy League, a vida não poderia estar mais perfeita para Holland Jaeger. Ao menos, é o que parece. Até que Ceci Goddard chega na escola e muda tudo. Ceci e Holland têm sentimentos que não conseguem esconder, mas como todos ao redor vão lidar com este novo romance? Entre intrigas, preconceitos e a não aceitação dos pais, Ceci e Holland lutam para manter-se juntas, mas o amor delas pode não ser tão forte quanto as críticas da sociedade... Não conte nosso segredo é o primeiro livro da autora Best-seller no New York Times, que promete emocionar leitores de todas as idades e gêneros.
Editora: Hoo Editora
Páginas: 352

QUERIDO DANE-SE - KÉFERA BUCHMANN

Sinopse: Sara tem muitos sonhos, mas também vários problemas para enfrentar. Para começar, seu namorado acabou de uma hora para outra com ela e por WhatsApp. Pouco depois, ela descobriu que o desgraçado está namorando uma socialite linda e admirada. Parou por aqui? Não: Sara, que é estilista de formação, mas trabalha como costureira, atualmente está de plantão na casa dessa socialite, arrumando as roupas dela. Enquanto lida com o ressurgimento do ex e tenta voltar a achar graça na solteirice, Sara sofre com seu maior medo: fazer trinta anos sem achar a sua cara-metade. Entre lágrimas e muita risada, no entanto, Sara começa a repensar sua vida. E a perceber que está diante de uma pessoa cujos anseios e gostos conhece pouco: ela mesma. “Querido Dane-Se” é a primeira ficção de Kéfera Buchmann, que, sem abandonar o bom humor de sempre, fala sobre autoestima, empoderamento e a importância de compreender os próprios desejos para se tornar alguém feliz.
Editora: Paralela
Páginas: 200

ANTES DE TUDO ACABAR - MARY C. MULLER

Sinopse: Rafael nunca foi de se encaixar em padrões. Deslocado e sem muita perspectiva de vida, ele cuida da mãe alcoólatra enquanto precisa lidar com a paixão platônica pela melhor amiga, Anne, e com os percalços causados por um pai ausente. Acostumado desde sempre a fazer tudo com Anne, ele agora tem de aceitar que ela arrumou um namorado... e justo uma das últimas pessoas que ele gostaria de ver com a amiga. Como se não bastasse, ele também precisa se entender com o pai, que resolveu voltar a procurá-lo com uma surpresa: a filha que teve com a amante. E, em meio a esse turbilhão de acontecimentos, chega Kaori, a nova aluna da turma. Com ela, as coisas começam a mudar na vida de Rafael, e o que era só amizade pode acabar se tornando algo mais. Antes de tudo acabar é a história de um garoto que precisa se encontrar e compreender um mundo que se move mais rápido do que ele consegue acompanhar. Um mundo onde amizades são construídas e desfeitas, amores morrem e nascem e caminhos sofrem desvios inesperados.
Editora: Outro Planeta
Páginas: 256

JEITO DE MOÇA - PIETRA DE PINHO

Sinopse: Áries, Touro, Sagitário, Mapa Astral, alinhamento dos Astros. Tudo isso é o que levaram a que a Pêra se apaixonasse quase por redes, com vídeos divertidos, áticos de leveza e identificação por parte do público. 
Porém, agora, ela vai mostrar o que está por trás de tudo isso. Como foi sua infância? Como sua família reagiu ao assumir sua sexualidade? Quais seus projetos futuros? O mundo de Pietra é muito maior do que a internet pode imaginar.
Editora: Hoo Editora
Páginas: 176

FANGIRLISH - TAMARA SOARES

Sinopse: Diana Rose Palmer sempre quis tudo da própria maneira, a começar pelo apelido de infância que não tem nada a ver com seu nome: Mia. Com um metro e sessenta e sete de pura cara-de-pau, vive muito bem, obrigada, junto ao pai vegano e as mil e uma paixões adolescentes – sendo três delas a música pop, os anos oitenta e os prazeres da carne. Sempre ligada ao mundo do entretenimento, ela divide seu tempo entre Stalkear as celebridades favoritas e vender os maiores furos jornalísticos para descolar uma boa grana dos sites de fofocas; porque, embora Mia seja fã de carteirinha de muitas coisas, seu verdadeiro amor é e nunca deixará de ser o dinheiro. Com a sorte voltada a essa paixão, a vida presenteia Mia com a oportunidade de juntar a vocação em ser fangirl e o instinto mercenário: gravar cada passo de Chad Gallagher, seu maior ídolo e cantor preferido. É aí que Diana percebe que o garoto tem muitos segredos escondidos, e ela fará de tudo para descobri-los e tirar algum proveito disso – mesmo que precise usar de meios não convencionais para alcançar o objetivo, como a chantagem. Fangirlish é um livro jovem, envolvente e engraçado que revela o pior e o melhor de nós mesmos através de uma narrativa leve e irônica.
Editora: Duplo Sentido Editorial
Páginas: 300


Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

17 COMENTÁRIOS :

  1. Goato de livros que possam ferar um debate. Gostei das suas indicações. Estou numa vibe de ler livros de história. Mas esses despertaram meu interesse

    ResponderExcluir
  2. gostei da selecao. amo esses livros que despertam o impoderamento feminino .

    ResponderExcluir
  3. Gostei das suas indicaoes. Particularmente interessada em 'Entre tres Mundos' e "Fungirlish"
    Alê Ramos
    Glamour N' Nails Instagram @glamournnails

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante as histórias. Se eu fosse escolher um pra ler hoje, iria de FANGIRLISH.

    http://www.bugigangaznet.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a seleção, todas parecem ser muito legais.

    ResponderExcluir
  6. Adorei os livros que você selecionou, achei todos muito bons.
    Eu também estou querendo ler o livro "Jeito de Moça" e "Não Conte Nosso Segredo".

    ResponderExcluir
  7. Vou te dizer uma coisa: também quero esses livros na minha estante. Fiquei apaixonada por cada um. Precisamos sim, de muita representatividade, principalmente na literatura.

    Um xêro.

    ResponderExcluir
  8. Quero ler o antes que tudo acaba e não conte o nosso segredo, adorei as sinopse dos livros, ótimo gosto!

    ResponderExcluir
  9. Olá. Não conhecia esses livros. Gostei pela sinopse do primeiro e do último.

    Obrigada pelas indicações, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Adorei as suas escolhas!
    Muito legais!
    Gostei de vários da lista!
    bjao

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Vi muita gente falando do livro da Kefera, mas ainda nao tive tempo pra ler, mas lendo aqui sua resenha fiquei curiosa com o conteúdo!!!

    ResponderExcluir
  12. N conhecia aluns mas ja quero. O da Kefera n tive interesse mas agora quero ler sim

    ResponderExcluir
  13. Eu não conheço nenhum desses livros, mas fiquei muito interessada com o Antes de tudo acabar. Ele parece ser o tipo de livro que cola na sua mão, quando você começa não consegue parar de ler. Bjo

    ResponderExcluir
  14. Alguns destes eu já conhecia,mas ainda não cheguei a lê-los.
    Gosto bastante de livros que abordam temas reais e comuns no nosso cotidiano, principalmente quando proporcionam uma reflexão sobre tudo à nossa volta e nós mesmos.

    ResponderExcluir
  15. Das indicações eu só li Querido dane-se, e apesar de não ter curtido tão a leitura, achei super legal a proposta da Kéfera e a mensagem que ela quis passar. FANGIRLISH é um livro que descobri a pouco tempo e fiquei curiosa pela história.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia nenhum dos livros citados mas fiquei muito interessada em antes de tudo acabar.

    ResponderExcluir
  17. Você escreve de um jeito maravilhoso, a gente começa a ler e parece que é sugado pra dentro do texto! Amei!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial