#CRÔNICA DA SEMANA: DICAS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL SEM GASTAR MUITO

FOTO/ REPRODUÇÃO GOOGLE

Tinha 15 anos e olhar-me no espelho parecia não fazer a mínima para mim, mesmo que por dentro fizesse tudo. Talvez fosse difícil encontrar algum atrativo em mim mesma, algo que pudesse me encantar aos meus próprios olhos, mas não havia. “Karolini, mulheres se sentam com as pernas fechadas e com esse bermudão você parece um menininho.”. Minha genética, é claro, demonstrava que eu era uma mulher, sempre me vi mulher, mas talvez eu fosse uma mulher com uma cabeça de menina. “Como a Karol.” disse para outro colega de sala, “O que?” perguntei-lhe, “Você tem corpo de mulher e uma cabeça de menina”. Ser mulher talvez não fosse o problema.

Novamente era hora de acordar e me olhar no espelho, pela manhã o mesmo ritual de sempre, só uma base e um pó para uniformizar a pele do rosto e os olhos bem marcados. O cabelo já estava mais comprido e daí vinha a necessidade de talvez – quem sabe – dar uma cortada e dar uma diferenciada. Mesmo ritual de ir para a escola, “Nossa! Porque ela está vestida assim?”, parecia que meu estilo incomodava ao resto dos colegas que eu não conhecia.

Karol, respira fundo e encolhe a barriga. Tamanho 36 é a nova onda do verão.”, “Karol, sua saia está muito curta, não acha? Fica vulgar, porque você tem as coxas grossas.”, “Karol, peito para fora e barriga para dentro.”, “Karol, os caras não gostam de cabelo curto. Deveria deixar o seu crescer.”, “Karol, tatuagens e piercings são feios.”, “Ah! Eu me acho bonita.” disse, “Ainda bem que você SÓ SE ACHA, né?” ao que me respondeu em tom de gozação. “Karol, você tem um ‘defeitinho’ físico. Mas, se você não nota, não serei eu a dizer.”

Se olhar no espelho para muitas mulheres parece ser se não um ato difícil, um ato quase “horroroso”. Nossa aparência sempre esteve tão objetivada, que ser bonita virou um padrão a ser seguido. Mas, o bonita não refletiu apenas, e somente só, no gênero feminino, abrangeu também o gênero masculino. Não só aos olhos dos homens, como também para os homens. E quando digo para os homens, falamos da própria objetivação que o gênero masculino também recebeu. Se a mulher deveria parecer uma boneca perfeita, o homem deveria no mínimo ser o Ken que acompanha a Barbie em todos os lugares.

A maneira de quebrar esse padrão seria dar uma chance para os fora dos padrões, porque enquanto a mídia manipula e busca um novo corpo perfeito, nós que vivenciamos o escrutínio da sociedade entendemos que o padrão não nos encaixa na sociedade em geral. Na era da hipocrisia, ser verdadeiro consigo mesmo é uma questão de rebeldia.

FOI UMA BELEZA                                   
                                    
Começou aos 18 anos, mais ou menos, foi quando consegui meu primeiro emprego, seria uma recepcionista em uma escola de cursos profissionalizantes e foi em um dia que me preparava para trabalhar, havia comprado um terninho, usava uma sapatilha e depois de pronta para começar o dia eu resolvi olhar-me no espelho e foi uma beleza. Finalmente eu havia colocado meu óculos de grau e redescoberto a mulher que havia me tornado. Pela primeira vez eu não só me achava bonita, eu me sentia bonita, eu me via bonita e percebi que aquela era eu mesma.

Foi nesse instante que eu vi que sempre fui bonita, e que quando alguém procurava minha ajuda e eu dizia que as belezas eram diferentes, mas não me achar bonita era no mínimo uma hipocrisia da minha parte. Para que eu pudesse dar exemplos, eu teria que ser o exemplo. Se que quisesse estimular um pensamento diferente, eu teria que começar a colocar em prática todo aquele conhecimento que estava adquirindo e então assim eu poderia não só ajudar outras pessoas, como ajudar a mim mesma. Eu me ajudei.

Olhar-me no espelho já não era mais um problema depois que comecei a colocar algumas dicas em prática.

DICAS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

1 Ser feliz não é só o caminho, como também a caminhada em si. A felicidade é uma busca constante do ser humano como um todo, e o primordial é primeiramente ser sozinho. A sua, a minha, a nossa felicidade não depende de mais ninguém que não seja você mesmo. Se em algum momento lhe disseram que não era possível ser feliz, eu lhe digo que o impossível é ser infeliz quando você caminha para seu autoconhecimento. Se conhecer também é ser feliz, porque felicidade é só questão de ser.

2 Ao se olhar no espelho tenha noção do que encontrará, ninguém é perfeito e por mais que tenhamos sido feitos a própria perfeição de Deus, ainda somos todos seres humanos e devemos nos aceitar primeiramente como somos. Se o seu “inimigo” é o espelho, digo-lhe para olhar com outros olhos, colocar um óculos de grau ou até mesmo suas lentes de contato, você não possui defeitos físico, porque não é uma máquina, sua beleza é diferente e quando se olhar alegre-se com o que tem, porque também pode melhorar.

3 Melhore caso algo ainda lhe desagrade. A dica só é válida quando você mesmo já se aceitou e fez as pazes com seu espelho, se ainda não consegue então não venha para o item três. Ame-se primeiro toda vez que se olhar no espelho, e quando sentir que conseguiu então venha para o item três. Às vezes um corte de cabelo ou um exercício ou até quem sabe aquela dieta que tanto quer para se sentir melhor, pode fazer. Passo importante que você quer mudar, mas quer mudar para si mesmo e não para ser aceito.

4 Entenda que eles não irão te aceitar e não importa quantas vezes mude de cabelo ou quantos exercícios faça para melhorar o corpo, a sociedade ainda irá te “criticar”, mas quando você se ama é capaz até mesmo de praticar a maior lição divina: amai ao próximo assim como a si mesmo. Se há uma coisa que entendi durante muito tempo é que por mais esforço que eu fizesse para ser “aceita” ou “encaixada” socialmente, eu jamais seria. Então passei a me preocupar com meu amor próprio, e assim descobri que era capaz de amar e até mesmo respeitar o meu próximo.

5 Realize seus sonhos. “Você pode passar a vida toda se lamentando por aquilo que não fez, ou pode passar a vida toda realizando seus sonhos” autor desconhecido. Sei que é sempre difícil, mas auto realização é um processo importante para termos uma vida saudável. Tem sempre aquele livro que você quer escrever, ou aquela foto que quer fazer, quem sabe aquela viagem ou aquele curso que tanto quer, e não basta querer tem que ir fazer. Algo que todas as pessoas sempre acham é que não darão conta de algo, pois saiba que você dá conta de fazer tudo o que quiser, desde que se disponha a isso e queira de verdade.

6 Não olhe para trás. Temos a mania de nos agarrarmos ao passado pensando que ele é o presente, e esquecendo-se do futuro. Existe um motivo pelo qual conhecemos a história, é com ela que aprendemos a não cometermos os mesmos erros, mas não é o motivo de ficarmos parados por medo de que o passado se repita. A própria vida é feita de riscos, e seus erros estão aqui para lhe ensinar, aprenda com eles, mas não deixe que eles lhe parem.

7 Só seja. Independente do que aconteça entenda que você tem que ser você mesmo. Não adianta distribuir discursos de ódios gratuitos ou reclamar da vida 24hrs por dia. Sinta-se orgulhoso de quem és e de quem está se tornando. Orgulhe-se de si mesmo e dos teus feitos. Seja aquilo que é de verdade e com sinceridade. Porque quando mentimos, não estamos mentindo só para os outros, mas é para nós mesmos.

8 Reclame menos e agradeça mais. Existem pessoas que reclamam tanto da vida que chegam a sugar nossa energia, não seja essa pessoa. Primeiramente agradeça por estar vivo, ter um trabalho, teto para morar, comida em casa, etc. Há pessoas que gostariam de ter pelo menos 1/3 daquilo que você tem, então não se esqueça de agradecer.

9 Você não está perdendo tempo com ninguém. E enquanto estiver errando, estará aprendendo. Acredito que o maior erro do ser humano é achar que sempre está perdendo seu tempo com alguém, desperdiçando todo seu tempo com alguma pessoa, e vou lhe dizer o maior segredo: você não está perdendo tempo. Está ganhando sabedoria. É diferente, muitas pessoas passaram e passarão pela nossas vidas, cabe a nós saber agregar aquilo que elas nos deixam de ensinamento. Certa vez conheci uma pessoa que disse que meu maior erro em nossa relação fora eu ter tido um medo absurdo de me aproximar, pois bem. Eu aprendi a minha lição e não a culpei pelo que aconteceu, mas entendi que não posso ter medo de me entregar de verdade para alguém. Quantas oportunidades eu perco por medo de tentar? Pode não ter dado certo entre nós duas, mas com certeza ela me ensinou uma ou duas coisas, sobre o ser e o não ser.

10 Faça amor e não faça guerra. Distribua respeito e não discursos de ódios, a sociedade precisa aceitar e respeitar que não somos e jamais seremos todos iguais e levantar bandeiras de guerra não ajudaram em nada, apenas contribuiremos para que tudo piore. Uma vida saudável se faz com amor e respeito, não só por você, mas também pelo seu próximo.

Se ainda não consegue praticar uma vida saudável, saiba que o primeiro passo é se conhecer. Daí por diante é só sabedoria e saúde.


6 comentários:

  1. Um texto repleto de verdades. Somos maravilhosas assim, como queremos ser e como somos.
    Principalmente, somos felizes sozinhas. Nada de metades a procura de outra metade. Adorei seu texto, super inspirador <3

    ResponderExcluir
  2. A vida é feita dw fase de sendo tal devemos segui-las.Cada idade, cada momento,enfim uma etapa depende da outra.Ótimo texto para refletirmos...
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post! As dicas são ótimas e super válidas também 💕 só espero que o mundo seja melhor e que todos consigam ser felizes 💕

    ResponderExcluir
  4. Que post lindo, sábias palavras as suas, tenho certeza que isso melhora a vida de todos que leem, e claro a sua. Parabéns pela iniciativa de dar tantas dicar lindas pra gente <3

    ResponderExcluir
  5. Chega a ser emocionante esses conselhos!
    Magnífico cada conselho, cada dica cada carinho... É melhor chamar assim.
    Concordo com cada palavra que disseste e reforço que ressaltar às pessoas para que elas se amem, é questão de saúde pública, porque se tá faltando amor no mundo, é porque falta amor próprio também. Ninguém é capaz de amar ao outro, se não amar a si mesmo.
    Nossa! Filosofei! rsrs Vou transformar isto em texto. kkk
    Gratidão pela inspiração e por esse post lindão da po**!
    Beijos e Sucesso!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  6. Lindo texto! A gente precisa aprender a praticar mais a empatia, disseminar cada vez mais um discurso de amor e não de intolerância. <3

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.