10 FILMES QUE QUEBRAM TABUS E LEVANTAM QUESTÕES SOCIAIS

FOTO/REPRODUÇÃO GOOGLE
Quando falamos em representar logo vem à ideia de algo, ou alguém, que possa “falar” em nome de todo um determinado grupo. Afinal, se procurarmos pelo devido significado da palavra em questão o Mr. Google ou até mesmo o Sr. Aurélio serão bem claros:

s.f. 1 qualidade de representativo. 2 qualidade de alguém, de um partido, de um grupo ou de um sindicato, cujo embasamento na população faz que ele possa exprimir-se verdadeiramente em seu nome.

Se hoje as pessoas se incomodam tanto com um beijo gay na telenovela da emissora de TV Globo, o que será que pensariam ao constatar que o primeiro beijo gay foi ao ar em 1964, no teleteatro “A Calúnia”, na TV Tupi, protagonizado pelas atrizes Vida Alves e Geórgia Gomide (um beijo lésbico por sinal)? Treze anos após o primeiro beijo hétero na TV brasileira. Interessante pensar que em filmes e novelas determinado grupo social tende a ter um final “feliz”, mesmo que saibamos que a vida real não funciona bem assim. Mesmo assim essas produções da mídia e cinematográficas são capazes de levantar questões sociais e até mesmo bandeiras de ódio.

PITCH PERFECT
A ESCOLHA PERFEITA
ANO: 2012
SINOPSE: O The Barden Bellas é um grupo formado apenas por garotas, que apostam no visual perfeito e em sucessos pop para atrair o público da escola. Entretanto, após uma apresentação desastrosa na competição de fim de ano, suas integrantes decidem repensar o grupo. É quando surge o convite para que Beca (Anna Kendrick), uma DJ aspirante que não tem o menor interesse na vida colegial, integre a nova banda. De início Beca descarta completamente o convite, mas após conhecer Jesse (Skylar Astin), que integra uma banda formada apenas por garotos, ela resolve aceitar o convite e passa a ajudar as integrantes do The Barden Bellas a encontrar um novo visual.

THE HELP
HISTÓRIAS CRUZADAS
ANO: 2011
SINOPSE: Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

MILLION DOLLAR BABY
MENINA DE OURO
ANO: 2004
SINOPSE: Frankie Dunn (Clint Eastwood) passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Frankie costuma passar aos lutadores com quem trabalha a mesma lição que segue para sua vida: antes de tudo, se proteja. Magoado com o afastamento de sua filha, Frankie é uma pessoa fechada e que apenas se relaciona com Scrap (Morgan Freeman), seu único amigo, que cuida também de seu ginásio. Até que surge em sua vida Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Maggie quer que Frankie a treine, mas ele não aceita treinar mulheres e, além do mais, acredita que ela esteja velha demais para iniciar uma carreira no boxe. Apesar da negativa de Frankie, Maggie decide treinar diariamente no ginásio. Ela recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador.

MAD MAX: FURY ROAD
MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA
ANO: 2015
SINOPSE: Após ser capturado por Immortan Joe, um guerreiro das estradas chamado Max (Tom Hardy) se vê no meio de uma guerra mortal, iniciada pela Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) na tentativa se salvar um grupo de garotas. Também tentando fugir, Max aceita ajudar Furiosa em sua luta contra Joe e se vê dividido entre mais uma vez seguir sozinho seu caminho ou ficar com o grupo.

ALICE IN WONDERLAND
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
ANO: 2010
SINOPSE: Alice (Mia Wasikowska) é uma jovem de 17 anos que passa a seguir um coelho branco apressado, que sempre olha no relógio. Ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde esteve há dez anos apesar de nada se lembrar dele. Lá ela é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco (Johnny Depp) e passa a lidar com seres fantásticos e mágicos, além da ira da poderosa Rainha de Copas (Helena Bonham Carter).

GHOSTBUSTERS
CAÇA-FANTASMAS
ANO: 2016
SINOPSE: Atualmente uma respeitada professora da Universidade de Columbia, Erin Gilbert (Kristen Wiig) escreveu anos atrás um livro sobre a existência de fantasmas em parceria com a colega Abby Yates (Melissa McCarthy). A obra, que nunca foi levada a sério, é descoberta por seus pares acadêmicos e Erin perde o emprego. Quando Patty Tolan (Leslie Jones), funcionária do metrô de Nova York, presencia estranhos eventos no subterrâneo, Erin, Abby e Jillian Holtzmann (Kate McKinnon) se unem e partem para a ação pela salvação da cidade e do mundo.

MOONLIGHT
MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR
ANO: 2017
SINOPSE: Black trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso.

BROKEBACK MOUNTAIN
O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN
ANO: 2006
SINOPSE: Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennie Del Mar (Heath Ledger) são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre (Randy Quaid) em Brokeback Mountain. Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo 2º ano seguido, enquanto que Ennie pretende se casar com Alma (Michelle Williams) tão logo o verão acabe. Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso. Ao término do verão cada um segue sua vida, mas o período vivido naquele verão irá marcar suas vidas para sempre.

CAROL
ANO: 2016
SINOPSE: A jovem Therese Belivet (Rooney Mara) tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird (Cate Blanchett), uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, que está se divorciando de Harge (Kyle Chandler), também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais e, quando Harge a impede de passar o Natal com a filha, Carol convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos.

THE DANISH GILR
A GAROTA DINAMARQUESA
ANO: 2015
SINOPSE: Cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher.


26 comentários:

  1. Fico feliz por ter conseguido assistir a maioria dessa lista.
    Porém ainda não consegui ver Moonlight e espero conseguir ver em breve.
    Amo esses filmes que trabalham assuntos polêmicos tão necessários.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moonlight é um filme que me interessa bastante, principalmente em função da história que o própria tem a contar. Eu também lembro-me de ter assistido a Brokeback Mountain quando eu ainda era pequena. A Rede Globo sempre gostou bastante de filmes polêmicos.

      Até mais Clayci! O/

      Excluir
  2. Adorei este post! Eu não assisti a boa parte destes filmes, mas com certeza agora o farei, pois filmes que passam uma mensagem, nos faz refletir são bons pois deixam de ser apenas um passatempo!

    www.amtonline.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que tenha gostado Adriano. Realmente os filmes são formas de não apenas entreter, mas também falar de temas importantes. Mas é como eu disse, eles podem levantar bandeiras de ódio ou questões sociais.

      Até mais Adriano! O/

      Excluir
  3. MAS OLIA QUEM RESOLVEU APARECER, BRASÉL HAHAHA
    OI KAROOOOOOOOOOOL <3

    eu adooooooooron filmes que dão algo pra gente pensar (não só filmes, mas qualquer tipo de obra artística). Sua lista tá imensamente cheia deles!
    preciso muito assistir A Garota DInamarquesa. Tô vacilando, né? D:

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está vacilando muito Hellz, mas um segredo: eu também não assisti a esse. Huahua

      Até mais Hellz!

      Excluir
  4. Oi Karol! Que post mais amorzinho. Fiquei feliz de ter assistido a maioria, e desses, Moonlight e Brokeback Mountain são meus favoritos. Acho que A Garota Dinamarquesa peca em alguns pontos em relação à transexualidade, sobre essa temática gosto mais de Meninos Não Choram e Transamérica. <3 Outro interessante que se encaixaria bem na temática é Loving, sobre um relacionamento inter-racial nos anos cinquenta, onde o casal foi preso (porque era crime, né). É fantástico.
    Beijo, Bruna S. ♥
    Chanel Fake Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótimas indicações Bruna. Obrigada pelas indicações! Vou procurar saber mais das mesmas e daí quem sabe não faço mais um post com uma lista de mais filmes que possam entrar nesse meio de "problematização".

      Até mais! O/

      Excluir
  5. Suas indicações são ótimas, eu ainda não assistir Histórias Cruzadas. Esses assuntos polêmicos precisam ser falados e cada vez mais os filmes e séries estão dando vez a isso. Eu particularmente, gosto muito! Parabéns pelo post! :)

    ResponderExcluir
  6. Amei suas indicações! Assisti metade e outra metade já estava na minha lista, agora estou com mais vontade ainda de assistir eles! Moonlight ganhou Oscar do ano passado, né? Tô até hoje querendo ver 😍

    ResponderExcluir
  7. A Escolha Perfeita e Alice realmente trazem à tona questões pessoais e particulares que chamam a atenção, né? Além de ensinarem valores que acabamos carregando ❤️ Concordo com um dos comentários quanto A Garota Dinamarquesa. Acho que pecaram na produção e deram um lado obscuro que não fechou kk. Adorei a lista.

    ResponderExcluir
  8. Será que o primeiro tem na netflix? Me interessei! 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não procurei por lá, até porque quando o assisti foi na GLOBO. :)

      Excluir
  9. Mais um post lido e mais uns livros para eu ver!
    Alice no pais das maravilhas é um filme maravilhoso, porém é o unico dessa lista que tive o prazer de ver. Coloquei alguns deles em minha lista e irei ver assim que possivel!!

    ResponderExcluir
  10. Os poucos que já assisti, que estão na sua lista, com certeza fizeram uma revolucionou o pensamento de pessoas que os assistiram, como Mad Max (que aliás é um dos melhores filmes de ação que eu já assisti) e Alice no país das maravilhas. Vou adicionar os outros na minha lista, com certeza! Amei esse post! Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
  11. Que boa ideia de tema. Vi alguns destes filme e percebo a ideia do tema escolhido para o titulo. O moonlight foi o que gostei imenso :)

    ResponderExcluir
  12. Desta lista já assisti O Segredo de Brokeback Mountain, Alice no País das Maravilhas e Menina de Ouro, todos são grandes filmes! Pretendo ver em breve A Garota Dinamarquesa e Moonlight.

    ResponderExcluir
  13. Dessa lista de filmes, só assistir alice no pais das maravilhas e gostei bastante. bjsss
    espacodividido5.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Desses filmes eu só assisti Alice no País das Maravilhas e A Escolha Perfeita mas morro de vontade de assistir Histórias Cruzadas e A Garota Dinamarquesa. A maioria dos outros filmes eu nem sabia sobre o que eram e já quero assistir quase todos. Agora é só eu criar coragem para assistir eles pois sempre tenho preguiça de assistir filmes (prefiro séries) hahaha
    Adorei o tema do post ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, você com preguiça de filmes e disponibilidade para séries e eu com preguiça de séries e maior disponibilidade para filmes, huahuahua

      Excluir
  15. bOA NOITE, CONFESSO QUE AINDA NAO CONHECIA ALGUNS DOS FILMES CITADOS, MAS GOTEI BASTANTE DA SUA INFORMAÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero então que possa conhecer estes outros e se encantar com os enredos :)

      Excluir
  16. Adoro filmes com essa pegada, que defendem uma bandeira e passam uma mensagem especial no final, não apenas ver um filme por ver.
    Com certeza estão na minha lista!
    Abraços!

    Blog da Sah ♡ | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia mas amei conhecer aqui através da sua postagem gostei de cada um e obrigada pelas suas dicas

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.